Carlos Castro…Obrigado

Terça-feira, 10 Outubro 2006 (18:59)

“Criei muitos monstros”

Carlos Castro

Após reiterados e emotivos pedidos do meu mais fiel (e único) leitor, anui em prestar nova homenagem ao homem cujo pensamento tornou possível que este site fosse mais do que um mero Blog à deriva nas águas estagnadas da Internet. Graças ao legado de Carlos Castro, a celebrar 30 repletos anos de carreira, somos um Blog à deriva nas águas estagnadas da Internet mas com uma epígrafe. E todos sabemos o quanto uma epígrafe pode fazer a diferença na Blogosfera (melhor do que uma epígrafe só mesmo a fotografia desbotada de um avião a descolar).
Teria sido fácil optar antes por Kundera, Mann, Joyce ou Steinbeck para dar substância à nossa epígrafe. Só que decidimos pensar em grande. Se Lobo Antunes prefaciou Castro e não os outros por alguma razão foi. Ora se o escritor-psiquiatra, que até esteve para ganhar o Nobel, diz que só existiram no Mundo dois ou três bons autores no século XX, então, teria de se estar a referir obviamente ao antigo jornalista da Nova Gente. E até poderíamos questionar o gosto literário de Lobo Antunes, mas já seria arrogância colocar em causa o júri do Festival da Canção Angolano que premiou um dos poemas de Carlos Castro. Sem cair em mais delongas, quero apenas concluir com aquela que parece a prova mais cabal do génio do nosso patrono. Enquanto outros, nomeadamente os escritores citados, fizeram escola e criaram discípulos, Castro teve arte e engenho para se aventurar mais longe. Em vez de discípulos, soube criar…verdadeiros monstros (ex: Cláudio Ramos, Daniel Oliveira, etc). E essa é a verdadeira diferença entre os escritores talentosos e os geniais. Os que foram tocados pelo génio ultrapassam as fronteiras da Humanidade. E dão muito melhores epígrafes.

PS. Sr Palmeira (vamos fingir que não és o meu único leitor): no que respeita aos livros de Carlos Castro nem uma só árvore foi abatida em vão!

carlos_castro.jpg

Anúncios

6 Respostas to “Carlos Castro…Obrigado”

  1. nenuco said

    Muito obrigado. Graças a ti dupliquei a minha audiência.

  2. Palmeira said

    Nenuco,
    estou há meia hora a rir à pala disto e acho que vou ter que deitar o computador pela janela fora a ver se me esqueço da existência deste texto!…

    CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP

  3. Por acaso até tens outro leitor, mas deixa lá! Deve ser das pilhas, Nenuco.
    Bom mas bom. Bom!

  4. nenuco said

    Estão a ver como vale a pena o choradinho? Um gajo lamuria-se e triplica logo os leitores. Palmeira, não deites fora o PC, pois estou a pensar comprar o Honda Civic e acho que ficava mesmo bem um computador de bordo (piada à Margem Sul)

  5. Se eu não tivesse medo de ser apanhado, que isto do mundo da blogosfera é muito pequeno e todos os caminhos vão dar ao labirinto de Minos Cathleen Creta Gomes, diria que isto havia sido um momento Blue Heaven!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: