Nossa Senhora Fashion

Sexta-feira, 13 Outubro 2006 (11:37)

images-and-designs-copyright-montcler-classics-all-rights-reserved_pvc-dress-style_61_white_tdpi.jpg

“Era uma senhora vestida de branco, com um colar brilhante e uma saia pelo joelho”

in Moisés Espírito Santo, Os Mouros Fatimidas e as Aparições de Fátima
(obra publicada pelo Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões, da Universidade Nova de Lisboa)

A sério que gostava de ser como os crentes. Não sabem nada, mas acreditam em tudo. Ou como os ateus. Não sabem nada, mas fingem que sabem tudo. Ou até como os agnósticos. Não sabem nada, não quererem saber e têm raiva de quem souber. Enquanto aguardo pacientemente que seja inventada uma qualquer sub-categoria em que se encaixe a minha ingénua pessoa, irei continuar a manter a veleidade de saber mais qualquer coisita. E é por causa de tão vincada teimosia que continuo a fazer perguntas, que parecem não interessar a crentes, ateus e agnósticos. Pelo menos ao grosso deles, havendo claro – tal como sucede em relação aos críticos de cinema – honrosas excepções.
É o caso de Moisés Espírito Santo, investigador maior da sociologia indígena, que, apesar do nome hebreu e do apelido epifânico, está-se bem nas tintas para existência ou não de qualquer divindade ou dimensão metafísica. Só que o homem não é burro. Nem dogmático. Nem tão pouco ingénuo – como eu. Leu de fio a pavio os testemunhos arquivados na Católica e verificou que os “videntes” descreveram, uma boa mão cheia de vezes, Nossa Senhora com uma saia travada pelo joelho. Ora tais declarações foram feitas logo após as primeiras aparições, durante a perseguição das autoridades republicanas, antecedendo a entrada em cena da Igreja para se apoderar do monopólio de Fátima e muito, muito antes das divertidas Memórias da Irmã Lúcia. Ora não consta que, em 1917, as tendências Primavera/Verão no Céu aconselhassem a hierarquia sobrenatural feminina a vestir saia pelo joelho. Ou que a subnutrida e analfabeta Lúcia tivesse uma veiazita de Salazar, a Ana não o Oliveira, antecipando uma moda que só desceria à Terra na década de 40 do século XX. Estranha-se e entranha-se o silêncio da Academia. Demasiado bizarro para ser estudado? Também a reprodução celular, a formação dos buracos negros ou o complexo de Édipo. Ou a existência do Universo. Então, se fosse assim, os cosmólogos e astrónomos já tinham dado um tiro nos cornos.
Com esta atitude, Galileu teria defecado alto e fininho no facto da Terra girar à volta do Sol e não o contrário. Claro que podemos sempre fazer como os crentes. E acreditar que a Terra gira em torno do Sol porque Deus quis. Ou como os ateus, que acreditam nas voltas que a Terra dá porque vem nos livros. Ou como os agnósticos, que estão-se a cagar para o facto da Terra andar à volta do quer que seja. Pronto, há excepções. E Moisés é uma delas. Graças ao Espírito Santo.

Anúncios

4 Respostas to “Nossa Senhora Fashion”

  1. Espalha Brasas said

    Olha, tu queres ver que a Nossa Senhora estava muito à frente no tempo e ditou a moda que se viria a usar anos depois? Será que alguém, sabendo dessa informação preciosíssima, se apoderou da ideia e a usurpou? Queres ver que esse é o terceiro segredo de Fátima?

  2. nenuco said

    Pois é, cara Espalha Brasas. Acabaste de descobrir o verdadeiro terceiro segredo de Fátima. Ouvi dizer que na próxima aparição, Nossa Senhora irá levar um vestido Armani futurista de lantejoulas. Desta vez, a aparição terá lugar na ModaLisboa, que sempre é um local mais apropriado. E com menos comércio.

  3. freaky said

    Eu digo-te a tua ingénua pessoa, não falo contigo ouviste!!!

  4. nenuco said

    Vê lá se queres fazer uma produção fotográfica. Acho que conheço alguém que gostava de te ver de saia travada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: