Margarida Rebelo Pinto foi plagiada

Quinta-feira, 30 Novembro 2006 (10:01)

Parece que afinal também existem autores estrangeiros a plagiar os nossos escritores. Segundo uma fonte fidedigna (pelo menos tão fidedigna como aquelas que subscrevem os plágios de Sousa Tavares e Saramago), Margarida Rebelo Pinto foi plagiada por uma escritora venezuelana. Ao que consta, depois de Margarida Rebelo Pinto ter sido plagiada por Margarida Rebelo Pinto, a escritora portuguesa sofreu novo plágio, subtil aos olhos mais incautos, mas evidente para o leitor mais perspicaz, desta vez, da sul-americana Conchita del Corazón. Quando li o mail que me enviaram não acreditei, mas após aturada exegese pasmei diante das semelhanças. Senão, compare-se os seguintes excertos de Vou Contar-te Um Segredo e de Escucha, Joda-se! Te Vou Hablar de un Secreto.

“A vida é tua, tens de ser tu a vivê-la, não podes deixar que ela passe por ti, tu é que passas por ela. E quando todas as laranjas caírem, apanha-as com cuidado, guarda-as num cesto e muda de profissão.”

“La vida es de usted, tienes de ser usted a vivir la misma, joda-se! Non puedes te permitir que la vida pase delante de tus ojos, es usted que tienes de pasar delante de la vida, cojones. E cuándo las naranjas se quédan, putas!, coge las mismas en una cesta e cambia de profesión”.

O insólito da situação é que a alegada plagiadora quer processar Margarida Rebelo Pinto. Conchita del Corázon, que era uma das mais bem sucedidas escritoras venezuelanas, queixa-se da fraca procura dos leitores – até à data parece que apenas duas actrizes de telenovelas, duas ex-misses Mundo e um realizador de filmes para adultos compraram a obra – e teme que nenhuma editora lhe volte a dar trabalho depois de um livro tão medíocre. Em declarações a uma televisão venezuelana, Conchita lamentou o sucedido, “si yo hay sabido que es tan mala, teneria plagiado Equador o Las Intermitencias de la Muerte”, e prometeu levar Margarida Rebelo Pinto à barra do tribunal. Conchita explicou ainda que decidiu plagiar Margarida após umas férias no Algarve, quando, na Praia do Gigi, perguntou a um namorado de Verão quem eram as melhores escritoras portuguesas vivas. “El cabrón me ha dito Sophia de Mello Breyner e Margarida Rebelo Pinto. Fue un tal de Santana Lopes”.

Anúncios

10 Respostas to “Margarida Rebelo Pinto foi plagiada”

  1. Espalha Brasas said

    Vou plagiar o comment: “AHAHAHAH MUI BIEN, TIO, JODA-SE!!”

  2. freaky said

    Espalha plagiste mal, acrescentas-te JODA-SE!!!! Já sei, és do género, “quem conta um conto acrescenta um ponto”, é isso? Ou então és prática e criativa, e no plágio dás um cunho pessoal? parece-me bem! E já que se fala em ditados populares, “Antes morrer de azia do que de barriga vazia”, aplica-se à técnica do plagianço, aliás, agora que penso nisso, também se pode aplicar à técnica do não-plagianço, ai, há aqui uma bissexualidade… A língua portuguesa afinal é bissexual??!! Já podiam ter dito!!!
    PS- Nenuquinho – Pedro Barbeitos (962750215)

  3. Espalha Brasas said

    Joda-se porque estava escrito no texto… tal como a escritora venezuelana…

  4. Palmeira said

    NOTA PARA O PÚBLICO EM GERAL: esta senhora supra esteve 25 anos num colégio interno de freiras, ok?

  5. freaky said

    Exm. Sr. Palmeira, e?…
    Espalha- Eu sei, mas o exm. sr. Palmeira em seu comment não o diz, afinal palgiavas o comment ou o post? AI!!! Desculpa, é este meu “ódio de estimação”, é irresistível! LOL

  6. Pedro Barbeitos - O Próprio said

    Quem
    és tu Freaky que tens o meu número de telefone?

  7. Nãotenho palavras para tantas injúrias…Como é possível!!

  8. Não há palavras para tantas injúrias… è inacreditável!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: