tipo self raisin’

Terça-feira, 12 Dezembro 2006 (00:06)

clube_donas_casa 

Com umas anoréticas 46 páginas de grossura, o número de Maio-Junho de 1962 da revista Clube das Donas de Casa alberga potencial para vários doutoramentos com bolsa, daqueles que só uns poucos contribuintes compreenderiam a utilidade. O estilo de escrita vocacionado para domésticas mentecaptas é um mero pormenor, donde o sintomático editorial (sublinhados nossos) que começa por nos envolver num quotidiano estival cosmopolita, como uma maré que desce doucement e, no repente seguinte, nos lança um tsunami a transbordar de lições de ética:

Começou o calor! Muitos rapazes e raparigas estão já em férias – os que não estão em ano de exames. Muitos funcionários públicos, empregados bancários, do comércio e da indústria estão em férias também. Isto quer dizer que agora e só agora, as nossas maravilhosas praias se sentem compensadas do abandono de tantos meses!
Assim, preparemo-nos para ganhar novas forças, enchamo-nos de iodo, mas tomemos em consideração as pessoas que nos rodeiam, especialmente as crianças. Tomemos sobretudo cuidado com as que nos são confiadas!
Os indivíduos que gostam de fazer exibições à Pélé ou Garrincha (ídolos do futebol), devem procurar zonas desertas e não as praias pejadas de pobres gentes que ocupando um mínimo de espaço, mesmo assim levam com as bolas em cima.
E quando acontece acertarem numa senhora — no seu estado interessante? — e quando derrubam um bebé?
Qualquer desses indivíduos pode não ter ainda filhos ou mesmo esposa, pode até não ter irmãs, mas mãe se já não a tem teve-a com certeza!
Lembrem-se pois do respeito que devem ao seu semelhante!
Quanto às mães que confiam os seus filhos a familiares ou conhecidos, será bom aconselhar-mo-las a terem muito cuidado!
É lamentável, mas numa das nossas praias da Linha do Estoril, especialmente ao sábado e domingo, uma das empregadas de um estabelecimento balnear, vê-se sobrecarregada de trabalho, pois que não faz mais que anunciar pelo alti-falante crianças perdidas dos familiares ou pessoas amigas!
Uma tia foi prevenida durante 1 h e 10 m de que o sobrinho se encontrava bem e junto à empregada que corajosamente apregoou de 10 em 10 minutos, o nome do pequeno. Esta, quando o foi buscar deu-lhe um par de açoites e nem sequer agradeceu à empregada (não fazemos comentários, citamos apenas o facto). Portanto, às mães que não podem acompanhar os filhos aconselhamos prudência! A essa ou essas tias ensinamos a dizer: Obrigado!

nacional

Com um plano de artigos e secções bem traçado em redor das temáticas Lar — Matrimónio — Procriação [vide «A Casa é o Meu Reino» ou «Enciclopédia do Lar»], a Clube das Donas de Casa era também um programa radiofónico transmitido cinco vezes por semana pela equipa que se vê na capa. Hoje em dia, a revista funciona muito como uma preciosa montra de anúncios d’época, sempre nas duas cores da revista (preto e amarelo). Presume-se que as frases publicitárias redundantes amiúde usadas são criação da redacção da própria revista, dado coadunarem-se com o estilo geral.


Clica
nos anúncios para aumentá-los, jovem:

bambi twist termos_termos gosto_gosto cha-li-cungo go_gay peter_pan_panty

 

Anúncios

3 Respostas to “tipo self raisin’”

  1. nenuco said

    Venho por este meio agradecer ao Clube das Donas de Casa e ao seu inestimável legado. Foi graças a ele que a mãe que ainda tenho me ensinou a dizer “obrigado”, a nunca exibir os meus dotes de Garrincha diante do estado interessante de uma senhora ou a procurar praias com elevada concentração de iodo.

  2. “Começou o calor”… ficava-me por aí, mesmo!

  3. Toni Rebel said

    Tá ái a ideia de um negócio!!!

    ;)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: