O maior português de sempre

Quarta-feira, 17 Janeiro 2007 (13:24)

salazar.gif

À boca das urnas, a eleição de Salazar como o “maior português se sempre” parece cada vez mais um facto consumado. Compreende-se por isso o regozijo de diversos sectores da sociedade portuguesa: os escribas da Revista D e do Insurgente, os sócios da associação recreativa de Moimenta da Beira, as donas de casa da União das Famílias Portuguesas e três skinheads da Escola Secundária do Feijó. É que, pela primeira vez na História, Salazar vence umas eleições democraticamente. Há até quem diga que, se o processo eleitoral fosse mais transparente, Salazar poderia conseguir o mesmo número de votos das eleições de 1958, onde venceu inequivocamente com três quartos dos votos contra Humberto Delgado. Para este resultado histórico, há que agradecer à nova Ministra da Informação de Salazar, Maria Elisa Domingues. É que nem António Ferro teria feito um trabalho tão bom.

Anúncios

12 Respostas to “O maior português de sempre”

  1. Eu não enveredaria pela catalogação por orientação sexual se os factos não fossem evidentes!

    Quando meio Portugal passa as manhãs a ver o Cláudio Ramos, as tardes com o Goucha e os serões de olhos postos no Malato, a eleição de Salazar, esse paneleiro, como o melhor dos melhores não me surpreende!

    Vamos mas é já passando vaselina que isto não augura nada de bom. E há que comer, pois claro!

  2. nenuco said

    Tens de compreender o efeito novidade do fenómeno eleitoral. As mesmas donas de casa que se riem das piadas do Malato e do Cláudio Ramos não podiam votar nas eleições de 1958. E depois o estranho caso dos maridos das gajas que antigamente iam de férias para o Ultramar e agora andam a pôr flores na campa do animal.

  3. Gaivota said

    O problema é a treta do programinha! A partir do momento que se pode propor que quisermos para ser o Maior Português de sempre estavamos lixados! Então não é que o Santo António ficoe em 13º lugar!!! Eu não acredito em coincidências… e arrepia-me cada vez que vejo a Maria Elisa… lembro-me logo do Pinto da Costa, imaginos os dois a comer hostias e a votar no Santo António! lol :) Quem se lixou foi a Catarina…

  4. nenuco said

    O problema é existir telelixo como este a iludir as pessoas que julgam ter algum tipo de voto seja em que matéria for. Dêem-lhes eleições, fictícias ou não, e eles julgam-se os melhores cidadãos do mundo.

  5. sim, sim… vemo-nos todos nos resultados do referendo do aborto, que já vais ver o que é dar direito de voto ao tuga. Olha o Cavaco… foi lá parar porquê? Por obra e graça do Santo António?

  6. Espalha Brasas said

    Vamos lá a ver algumas coisas:
    1. As pessoas votam nesta eleição como votavam no “O Juiz Decide”, no “Agora Escolha”, no “Dança Comigo”, no “Canta Por Mim”, e outras coisas que sejam para pagar chamadas de valor acrescentado;
    2. Se o referendo ao aborto fosse por televoto ou por sms, tenho a certeza que a abstenção seria de 5%
    3. A votação para “O Maior Português de Sempre” não pode ser entendida como a votação para “O Melhor Português”, mas sim, aquele que mais se destacou, tanto pela negativa como pela positiva.
    4. Se eu perguntar à minha mãe ou ao meu pai, provavelmente eles respondem Salazar, porque foi uma das figuras incontornáveis da História de Portugal, como o foram tantas outras (por acaso, acho que lhes vou perguntar). Agora, ao escolherem Salazar não estão a dizer que ele foi o melhor português, mas sim uma das figuras de maior destaque, tendo ele feito merda ou não, tendo ele sido o responsável por anos de repressão e, ao contrário do que muitos pensam, de atraso económico, ou não. E olhem que de direita a minha família não tem nada…
    5. Infelizmente, não podemos esperar outro tipo de resultados deste nosso Portugal. Muitas outras figuras mereciam ser destacadas, mas há-de sempre pairar o nome António de Oliveira Salazar. Os livros de História continuam a dar-lhe um destaque de 25 páginas, num total de 50.
    6. Não me digam que estavam à espera que o Agostinho da Silva fizesse parte do top ten… Ingénuos…
    7. Bem, ó Nenuco, se tu me respondes com um comment de 5415445 caracteres, vais ver!

  7. nenuco said

    D. Afonso Henriques e Vasco da Gama são bem capazes de terem o mesmo destaque nos livros de História. Quer queiras quer não a adjectivo “maior” não se limita a designar o mais importante, mas tem normalmente associado algum tipo de qualidades. Hitler é capaz de ser o político mais famoso de sempre, mas dificlmente seria escolhido como o “maior de sempre”. A verdade é que existe um portuguesismo balofo que sente uma certa ternura pelo velho das botas.

  8. nenuco said

    E isso só demonstra que quaisquer eleições, a brincar ou não (apesar de serem sempre um circo) não elegem necessariamente os mais capazes ou os mais justos. Aí tenho que dar razão ao Diaz e ao facto de gramarmos gajos como o génio de Boliqueime.

  9. Espalha Brasas said

    That’s the truest truly truth, my friend!

  10. Se come bolo-rei de boca aberta a largar migalhas pelos cantos da boca (e mesmo pelo nariz, a câmara é que não tinha definição), serve ao país! Não queremos cá meninos de guardanapinho no colo! Daqui a nada, andávamos todos a trabalhar para a Lena Napoleão, a morar numa vivenda com terraço na Malveira e a conduzir bólides tipo Boss Turbo, não? Nada disso! Há que manter a imagem de gente do povo!

  11. Vertigo said

    Quem com certeza tb deve ter dado o voto a este nosso pencudo “amigo” foi a nossa sorrateira “amiga” Bobone…
    Então e o Cunhal nos 10 primeiros? É o reverso da medalha… ;-)
    Democracy rules!

    p.s: grande aristides!

  12. nenuco said

    Por mim, o Aristides ia já para Presidente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: