Génio e loucura…no Abrupto

Segunda-feira, 27 Agosto 2007 (12:19)

wiener.jpg

Aqui, no Abrupto, quase tudo sobre Norbert Wiener (e JPP)

“(…) O resultado ficou à vista e Norbert Wiener viveu toda a vida entre as grandes expectativas de genialidade e reconhecimento do seu trabalho, que demorou a ser feito, entre outras coisas porque tanta genialidade irritava. (…) Na sua autobiografia, ajustou contas com os pais com uma veemência pouco comum, como se lhes devolvesse o custo das depressões e tendências suicidárias que ocasionalmente o dominavam. O seu destino escapou por pouco de ser semelhante ao de John Forbes Nash, um dos colegas matemáticos com quem se cruzou, a quem a “beautiful mind” não salvou da esquizofrenia(…) Norbert Wiener passava por louco no MIT, egoísta, mau colega, rezingão, interrompendo tudo e todos, nadando nu de charuto na boca, obcecado por mulheres com furos nas orelhas, deixando atrás de si confusão, perplexidade e… ideias. “

Não há dúvida de que Pacheco Pereira nutre especial afeição por Norbert Wiener. Só um espírito brilhante pode compreender a refulgência de outro espírito igualmente brilhante. E a genialidade que a nação reconhece a Pacheco Pereira confere-lhe obviamente a possibilidade de se identificar com as dores, os sucessos, os antagonismos e as excentricidades de Wiener.

Ou seja, se reconhecermos algum traço egoísta, dificuldade de relacionamento com os colegas ou uma certa pulsão rezingona em Pacheco Pereira isso não será sinónimo necessariamente de uma personalidade narcísica.

Tal como se nos depararmos na praia com o Pacheco Pereira de corpo ao léu e charuto nos queixos isso não significará qualquer tendência exibicionista (se for no Meco, existe ainda uma outra ordem de razões).

Mulheres com furos nas orelhas? E daí? Há quem goste de vestidos de vinil e lingerie rendada e não é preciso ser internado no Miguel Bombarda por causa disso.

Até aqui tudo normal, só que, com alguma estranheza, é o próprio Pacheco Pereira que não resiste a estabelecer um vínculo quase vital entre a genialidade e a psiquiatria. Será que Pacheco Pereira, em virtude do seu génio, já sentiu na pele tendências suicidárias (o que seria uma grande pena para ele e para a nação, mas menos para os colegas e as mulheres com furos nas orelhas). Terá Pacheco Pereira escutado vozes a ditarem-lhe ordens espatafúrdias como John Nash (o que explicaria algo sobre a Quadratura do Círculo, o Abrupto e as crónicas do Público)?

Não me parece. Num dia ser maoísta e integrar as fileiras do MRPP e no outro ser neo-liberal e apregoar as virtudes do mandato de Bush não é obrigatoriamente sinónimo de esquizofrenia. Pode ser do sol a mais na cabeça, da água gelada da piscina ou do excesso de mulheres com furos nas orelhas. Mas nunca esquizofrenia.

Já a obsessão em continuar a afirmar-se social-democrata é mais difícil de explicar. Ao menos, podia ser social-democrata num dia e socialista no outro. Gostar do Marques Mendes à segunda-feira e elogiar o Sócrates à terça. Mas não. E o problema é que temo que esta fidelidade ao PSD ainda acabe com a saúde mental do Pacheco Pereira. O que seria uma pena para a nação.

Anúncios

7 Respostas to “Génio e loucura…no Abrupto”

  1. Espalha Brasas said

    Deixa, Nenuco, com um bocadinho de sorte, encontras o Pacheco Pereira a atravessar fora das passadeiras e já tens desculpa para o passar a ferro.

  2. Espalha Brasas said

    Como é que é na 4.ª para ver o Benfas? Alves ou não?

  3. Bambi said

    sim, vamos ao alves deixar uma gorjeta de 600 euros

  4. nenuco said

    O que são 600 euros quando ele nos oferece um Licor Beirão a acima da medida?

  5. Um Mais Pobre Mariachi desde que o Benfas AMARROTOU a lagartagem em pré-época said

    Achas que sobrou gorjeta que chegue para creditar uma chamucita?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: