Conversas com “deus”

Domingo, 27 Janeiro 2008 (21:58)

– Afinal, mas és ateu ou agnóstico?

– Nem uma coisa nem outra.

– Ah, então és crente!

– Também não!

– Tens de ser alguma coisa…Acreditas ou não acreditas em deus? 

– ‘deus’? Mas isso é o quê?

– Tás a brincar comigo? deus, pá… um ser eterno, uma entidade superior, o criador, um ente omnipotente, uma mente cósmica, sei lá…

– Isso é um bocado vago…nem sequer sei se os termos que usaste são compatíveis!

– Pá, chama-lhe o que tu quiseres…acreditas ou não?

– Mas queres que eu te diga se acredito numa coisa que não me sabes definir?

– Pá,  ninguém sabe definir… Para uns é uma coisa, para outros é outra, mas toda a gente tem uma opinião…

– Uma crença!

– Chama-lhe o que tu quiseres! Acreditas ou não?

– Acredito em quê?

  Foda-se! Em que há-de ser?

– Não sei, diz-me tu…

– Em deus, claro!

– Ah…E isso é o quê?

– Pá, tiraste o dia pr’a gozar comigo! Acreditas ou não?

– Não sei se estamos a falar da mesma coisa…

– Pá, é assim tão difícil responder! Ou acreditas ou não acreditas em deus…

– Huumm…E estás a falar do ser eterno, da entidade superior, do criador, do ente omnipotente ou da mente cósmica?

– Sei lá, meu…é indiferente…são só palavras…Acreditas ou não?

– É pá, ó Manel…

– Manel? Qual Manel? Tás-te a passar? Eu sou o Vítor, pá…

– Desculpa! Pensava que era indiferente!

– Mas estamos a falar de deus ou do meu nome?

– Então, mas não são só palavras?

– Esquece! Já vi que não dá pr’a falar contigo! Tchau!

– Tchau ou adeus? 

Nasce um Deus. Outros morrem. A Verdade Nem veio nem se foi: o Erro mudou. Temos agora uma outra Eternidade, E era sempre melhor o que passou.

Cega, a Ciência a inútil gleba lavra,Louca, a Fé vive o sonho do seu culto.Um novo deus é só uma palavra.Não procures nem creias: tudo é oculto.                                  

Fernando Pessoa

Uma resposta to “Conversas com “deus””

  1. homemdagaragem said

    Deus! apresentou a demissão!! a empresa está em auto-gestão

Deixe uma Resposta

